Pesquise aqui

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PASTOREIO ROTACIONADO


PASTOREIO ROTACIONADO

A pastagem é a fonte de alimentação mais econômica para bovinos e quando bem manejada pode ser a opção mais moderna e eficiente para assegurar ganhos econômicos e de produtividade na exploração. Dessa forma, sistemas pecuários baseados em pastagens apresentam alto potencial de competitividade pela possibilidade de redução de custo de produção e de agregação de valor ao produto produzido de maneira sustentável.

Leis universais do pastoreio

Lei do descanso

“Para que o pasto cortado pelo dente do animal possa dar a sua máxima produtividade, é necessário que entre dois cortes consecutivos tenha um período de descanso que permita ao capim:
a) Armazenar em suas raízes as reservas necessárias para um começo de rebrote vigoroso.
b) Realizar sua “labareda de crescimento“ ou grande produção diária de massa verde.

Lei da ocupação

“O tempo global de ocupação de uma parcela ou piquete deve ser suficientemente curto de modo a não permitir que uma planta cortada pelos animais no início da ocupação, seja novamente cortada antes que os animais deixem o piquete.”

Lei da ajuda
           
"É preciso ajudar os animais de exigências nutricionais mais elevadas para que possam colher a maior quantidade de pasto e que este seja da melhor qualidade possível."

Premissa I: Quanto menos trabalho de pastoreio a fundo se imponha à vaca, maior será a quantidade de pasto que ela poderá colher.

Lei dos rendimentos regulares

"Para que um bovino possa dar rendimentos regulares, é necessário que não permaneça mais do que três dias em uma mesma parcela. Os rendimentos serão máximos se o bovino não permanecer mais de um dia na mesma parcela."

Principais etapas para implantação do pastoreio

Croqui do Piquete
  • Elaboração de um mapa da propriedade com informações relevantes para elaboração do projeto.
  • Conhecimento do capim a ser introduzido no sistema, altura de entrada e saída do gado, período de descanso.
  • Projeto para divisão da área em núcleos, setores e piquetes prevendo a localização de bebedores, áreas para descanso dos animais e curral de ordenha.
  • Demarcação, no campo das divisões projetadas.
  • Construção de cercas elétricas e montagem da central de eletrificação.

Um comentário:

Você visitou! Agora deixe seu recado.