Pesquise aqui

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Minhocário Doméstico - Produção de Húmus de Minhocas

O Que é Húmus de Minhoca

Húmus de minhocas é o produto obtido da ação de minhocas detritívoras sobre um substrato a base de matéria orgânica. O Húmus de Minhocas é um excelente fertilizante orgânico.
 Na verdade as minhocas alimentam-se da Matéria Orgânica e eliminam seu esterco sobre a massa desse substrato, substituindo, de cima para baixo, o alimento por seus excrementos, que são denominados de Húmus de Minhocas. Então o húmus de minhocas nada mais é que o esterco da própria minhoca.
Dessa forma o esterco das minhocas é uma forma mais decomposta de matéria orgânica, o que facilita a sua degradação por microorganismos do solo e facilita a liberação de nutrientes para as plantas, por esse motivo o húmus de minhocas tem uma melhor ação como fertilizante orgânico que os estercos de outros animais.
Além disso durante seu processo digestivo as minhocas promovem um aumento da população de microorganismos, principalmente bactérias benéficas aos processos agrícolas, fazendo com que o húmus de minhocas seja também uma excelente fonte de inoculo de microorganismos para solos degradados e sem vida
Esse processo é denominado também de vermicompostagem, uma vez que em muitas línguas as minhocas não tem uma terminologia própria,

Qual Minhoca Utilizar no Minhocário

            Uma é uma dúvida freqüente de pessoas que querem montar seu minhocário doméstico, qual á a minhoca ideal para minha compostagem? Embora existam diversas espécies de minhocas, as mais utilizadas comercialmente são a Vermelha da Califórnia e a Gigante Africana. Conheça as diferenças entre as duas espécies.
A Vermelha da Califórnia, conhecida também como Califórnia, ou minhoca do colarinho branco, é originária do norte da Europa. Apresentando um comprimento médio entre 7 e 13 cm, com diâmetro máximo de 3 a 5 mm. Sua cor é vermelho amarronzada com listras amareladas entre os anéis.
A Gigante Africana, originária do oeste e norte da África, apresentam a cor vermelha amarronzada e reflete as cores do arco-íris no dorso. Ela é maior do que a Vermelha da Califórnia, chegando a 20 cm de comprimento e 9 mm de diâmetro quando adulta.
Para a produção de húmus, a espécie mais indicada é a Vermelha da Califórnia, ela se adapta bem tanto em regiões de clima tropical como temperado, produzindo húmus o ano todo.
A Gigante Africana, embora também seja indicada para produção de húmus, não se adapta bem em regiões mais frias. É mais utilizada para produção de iscas.
Podemos ver que as duas espécies são utilizadas em compostagens domésticas para produção de húmus. Agora se o objetivo é produzir somente húmus, recomendo a Vermelha da Califórnia. Mas se você gosta de pescar, é uma boa idéia conciliar a produção de húmus com a produção de iscas com a Gigante Africana.

Como Fazer um Minhocário

Você vai precisar de:
  • Três caixas em cor escura, tipo container, que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas;
  • 1 tampa;
  • Torneirinha de bebedouro;
  • 1 furadeira com broca 4 ou 5 mm, ou outra técnica para fazer furos em plástico;
  • Pedaço de manta permeável;
  • Minhocas, em torno de 120;
  • Substrato (inicialmente um saco de 20Kg);
  • Jornal sem cor ou capim (palha);
  • Restos de comida.
Método de Montagem do Minhocário
  • Faça furos (3 cm X 3 cm) no fundo das caixas 1 e 2, com a broca ou com outro material;
  • Fixe a manta permeável no topo da caixa 3 para que não caia composto na caixa e posso entupir a torneira, dificultando a retirada do chorume, ela pode ser fixada com fita, cola ou similar.
  • Na caixa 3, faça um furo lateral para fixar a torneira (utilize silicone para evitar vazamentos);
  • Faça alguns furos na tampa.
A estrutura proposta usa somente uma tampa, onde ela deve possuir apenas algumas perfurações para permitir a oxigenação.
A estrutura do minhocário é a seguinte:
Método de Utilização do Minhocário

Coloque o 5 dedos de substrato umedecido na caixa 1, em cima dele, coloque as minhocas (pelo menos 120 minhocas, o que é o suficiente no começo, elas se dobrarão a população em 2 meses) Após dois dias, acrescente os restos de alimento. Sempre que adicionar restos de comida, cubra com o jornal sem cor ou capim.
Quando a caixa 1 estiver cheia, retire os alimentos que não foram digeridos pelas minhocas, sobre o substrato obtido coloque uma peneira grossa, com furos de 4 a 5 mm, e sobre a peneira coloque restos de comida, isso fará com que as minhocas passem para o alimento, já que o composto foi completamente digerido.
Após esta etapa, passe a caixa 1 para o meio, deixando a compostar entre 4 e 6 semanas.
Passe a caixa 2 para o topo, e inicie o mesmo trabalho.
Será notado que o húmus estará pronto quando todo material estiver totalmente desintegrado, com cheiro agradável, e não apresentar materiais restos de alimentos.
Para retirar separar as minhocas do húmus, pode se peneirar o mesmo, ou repetir o processo de colocar uma peneira com alimentos para as minhocas no topo do composto, o esterco de bovinos curtido tem excelentes resultados.

Observações

As minhocas não gostam de sol e calor excessivos. Por isso, mantenha o minhocário em lugar à sombra e arejado. Também é importante manter a terra úmida.
Mas, se você não quiser ter todo esse trabalho e mesmo assim deseja ter um minhocário em casa, sugiro que conheça alguns modelos prontos de empresas especializadas disponibilizam.

Utilizações do Húmus

APLICAÇÕES
DOSAGENS
PLANTIO
COBERTURA
Gramados
500 g / m²
300 g / m² a cada 6 meses
Frutas em geral
600 g / cova
2 kg / pé / ano
Hortaliças em geral: melancia, abóbora, morango, pepino, abacaxi, etc.
500 g / cova
250 g / pé florada e frutificação
Roseiras, avencas, samambaias,
500g / cova
300 g a cada 6 meses
Vasos pequenos
20 colheres
2 colheres / mês
Vasos grande
30 colheres
8 colheres / mês


Vantagens do uso de Húmus de Minhocas

  • - Atuação permanente, duradoura e imediata após sua utilização;
  • - Retém a água, diminuindo substancialmente os efeitos da seca;
  • - Promove elevação do nível de cálcio;
  • - Equilibra o pH (potencial de Hidrogênio);
  • - Desagrega solos argilosos e agrega os arenosos;
Algumas Características do Húmus de Minhocas

·         Composição média do húmus de minhoca:
Macronutrientes: Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S);
Micronutrientes Manganês (Mn), Ferro (Fe), Cobre (Cu), Zinco (Z), Cobalto (Co), Boro (B) e Molibdênio (Mo);
·         Por ser um produto natural a sua dosagem não afeta as plantas, como os químicos que possuem toxidade razoavelmente elevada, podendo ser usado com qualquer espécie terrestre ou aquática;
·         Dependendo da sua composição fornecerá nutrientes para suas plantas durante anos.
·         Tem alto índice de trocas catiônicas, por isso retêm melhor seus elementos macro e microelementos, liberando-os dosadamente, tornando a adubação mais eficaz e duradoura;
·         Comparado a um solo fértil natural o húmus apresenta 5 vezes mais Nitrogênio, 2 vezes mais Cálcio, 4 vezes mais Magnésio, 7 vezes mais Fósforo e 11 vezes mais Potássio;
·         Granulometria muito boa, possibilitando a formação perfeita de raízes principais e secundárias;
·         O Húmus de Minhoca, devidamente tratado, não oferece riscos de fermentação, casos comuns quando se usa terra vegetal. Não é recomendado o uso de terra vegetal por haver demasiado material biológico parcialmente decomposto.
·         É barato e encontrado praticamente em qualquer lugar, o processo de tratamento pode ser efetuado por qualquer pessoa;
·         É um produto natural, biodegradável e, portanto ecológico. Até o descarte do substrato poderá ser usado como fertilização de canteiros e vasos.

Benefícios

            Além de todos os benefícios de adubação, ser um produto completamente orgânico, renovar a estruturação do solo, outro benefício que o minhocário nos traz, é conhecer a rotina de nossa alimentação, sobretudo aquilo que se “perde” dentro da geladeira. Quando este método disponibiliza identificar a quantidade de lixo que produzimos, assim, passamos a ter mais cuidado na seleção dos produtos que compramos e também na quantidade, evitando o desperdício.