Pesquise aqui

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Beleza e Saúde Pública

Crotalária juncea auxilia no combate ao mosquito transmissor da  dengue


Crotalária

A Crotalaria juncea, é uma planta da família das leguminosas e sempre foi utilizada como adubação verde por agricultores visando melhorar estrutura do solo, controlando nematóides e ainda auxiliando na incorporação de nitrogênio no solo, nutriente este essencial para o desenvolvimento das plantas.

         Tem se notado que além de trazer benefícios ao solo, a crotalária atrai também um inseto específico que acabou chamando a atenção de muitos pesquisadores inclusive a nossa, inseto esse, conhecido como Libélula.
 
         Mas o que isso tem de tão importante? 
         As libélulas são caçadoras tão vorazes que em meia-hora conseguem comer uma quantidade de insetos correspondente ao seu próprio peso. Um dos insetos pertencentes ao seu “cardápio” é a larva e o adulto do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) sendo a libélula uma grande aliada no combate a este que vem trazendo muita preocupação para moradores de vários municípios, principalmente do nosso estado (Mato Grosso do Sul) onde tivemos maior quantidade de casos registrados.

Libélula


         Como Técnico em Agropecuária sinto que podemos trabalhar em conjunto com a Secretaria de Saúde do município de Itaquiraí, divulgando esta planta que além de tudo o que já foi dito, também é uma bela flor para se ter no jardim, fazendo com que atraia as libélulas predadoras naturais das larvas do mosquito Aedes aegypti, ajudando no combate a este transmissor da dengue.



Mosquito transmissor da Dengue
Aedes aegypti

         O objetivo é produzir mudas desta planta no viveiro da Secretaria de Agricultura, e em conjunto com os agentes epidemiológicos fazer a conscientização e distribuição das mesmas para a população.
 
         Está medida ao combate do mosquito transmissor do vírus da dengue é meramente experimental e de forma biológica, mas com resultados expressivamente positivos. portanto a população deve estar conscientizada em colaborar com a Saúde Pública para evitar mais focos da doença.
Para efetuar o plantio desta planta, ou podemos chama-las de flores através de sementes faça o seguinte:
  • Faça covas de 50cm uma da outra, em local ensolarado;
  • coloque 2 sementes por cova, a 2cm de profundidade;
  • Cuida da planta como se fosse cuidar de qualquer outra flor do seu jardim;
  • A planta irá florecer entre 90 a 120 dias após plantada;
  • Cuide para que animais não a consumam em excesso, pois ela pode se tornar tóxica.
Para maiores informações deixe um recado que entrarei em contato.
Direitos reservados
Marcelo Thoele